___________________________________________________________________________
A babá é a profissional designada para cuidar dos filhos quando os pais precisam se ausentar. Ela é a pessoa que vai interagir muitas horas com a criança. Deste modo, é muito importante que a babá compreenda como a criança se desenvolve, aprende, brinca, simboliza, se organiza e qual o seu papel neste processo.
___________________________________________________________________________
OBJETIVOS
- Dar subsídios a profissional para que ela seja facilitadora do desenvolvimento da criança.
- Despertar a sensibilidade da profissional para um olhar diferenciado sobre a criança e o meio em que vive, e deste modo poder atender suas necessidades.
CONTEÚDO:
Parte teórica
- Compreendendo o mundo infantil
- A importância do brincar
- Crianças diferentes – comportamentos diferentes – o momento e a brincadeira adequada
- O papel da babá na brincadeira – interação babá-criança
- A fantasia infantil
- O desenvolvimento do simbolismo na criança
- O desenvolvimento psicomotor e a brincadeira
- O desenvolvimento cognitivo e a brincadeira
Parte prática
- Interação com o bebê de 0 a 6 meses
- Estimulação em crianças de 6 a 12 meses
- Brincadeiras com bebês de 1 a 2 anos
- Brincadeiras com crianças de 2 a 4 anos
- Jogos infantis
- Atividades com livros e músicas
- Criatividade – atividades com sucatas
- Brincadeiras antigas e atuais
Desenvolvimento do curso
A parte teorica será ministrada com aulas expositivas e recursos audiovisuais
A parte prática
- Dinâmicas – vivências de atividades infantis com jogos, sucatas (trazidas pelas participantes) livros infantis para contação de histórias, bonecos e brinquedos diversos.
- Dramatizações – serão vivenciados diversos comportamentos infantis (criança rebelde, agitada, afetuosa, alegre, triste, falante, calada, etc). Após a dramatização haverá um momento para discussão entre o grupo.